Educação para a Paz - A Pedagogia Neo-Humanista



"As crianças tem inclinação para brincadeiras. Assim, a sede de conhecimento na criança pode ser despertada por intemédio de brincadeiras, e somente através disso as crianças podem ser ensinadas. as crianças também naturalmente gostam de fantasias e histórias.
Por intermédio de histórias podem facilmente ser ensinadas às crianças a História e a Geografia de vários países. Elas também devem ser iniciadas nas lições primárias de Sádhana ou em como praticar o Universalismo em suas vidas.
O gosto por brincadeiras e o gosto por histórias são igualmente apreciados por uma criança, e assim ambas deveriam ser ultilizadas ao máximo."
"Educação significa conhecimento e compreenção próprios e adequados, em outras, palavras, consciência: isto é, quem sou eu e o que devo fazer."

P. R. Sarkar





A Pedagogia Neo-Humanista nasceu da filosofia Neo-humanista proposta por P.R. Sarkar (fundador da Ananda Marga) na India, com vistas a expandir e elevar os sentimentos humanos em direcção à Consciência Suprema, tornando o homem ciente das suas responsabilidades consigo mesmo e com relação aos seus irmãos e aos reinos dos animais e das plantas.

Essa perspectiva humana é posta em relevo no currículo da Educação Neo-Humanista para crianças, através de histórias, músicas, jogos, danças e exercícios rítmicos e energéticos, relaxamento e meditação de maneira a despertar nas crianças todas as suas potencialidades e trazendo-lhes equilíbrio físico, mental espiritual. Através desta educação de Amor as crianças desenvolvem o auto-conhecimento e o conhecimento objetivo.


Não é apenas uma educação intelectual, mas uma educação do coração!
Ela reconhece, sobretudo a importância da aprendizagem do Respeito e do Amor.

O propósito da educação Neo-humanista é de formar indivíduos que sejam verdadeiros exemplos de saúde física, capacidade mental, disciplina, higiene, moralidade, equiíbrio emocional e solidariedade e compaixão com toda a criação pelo despertar da intuição e espiritualidade.


As primeiras escolas Neo-Humanistas deste gênero surgiram na Índia em 1963. Devido ao enorme desenvolvimento das crianças nas três esferas fundamentais da vida: FÍSICA, MENTAL e ESPIRITUAL, as escolas Neo-Humanistas alcançaram grande reputação e, em 1975, seissentas dessas escolas já funcionava, em toda a Índia. Espalharam-se então por vários países do Oriente, da Europa e das Américas. Em Portugal estão a dar os primeiros passos.


A educação Neo-Humanista baseia-se em 10 princípios que norteiam todo trabalho


A Educação Neo-Humanista se baseia na premissa de que as crianças possuem um desejo inato de aprender a desenvolver-se. O objetivo é despertar a sede de conhecimento que se encontra no interior delas. Reconhece que existe em cada criança uma gama enorme de potencialidades e crê que ela pode esforçar-se para alcançar algo de grandioso.
A educação Neo-Humanista facilita o desenvolvimento de todos os níveis da personalidade humana: físico mental e espiritual. Reconhece que cada criança evolui em seu própro rítmo, e procura satisfazer suas necessidades individuais.

2. A educação baseada na ética:

A ética é a essência do desenvolvimento moral da criança.Os valores morais são a base de indivíduo equilibrado e de uma sociedade harmoniosa. O Neo-Humanismo tem 10 conceitos éticos universais que são permanentemente incentivados:
- Não cometer danos;- Veracidade;- Não roubar;- Amor Universal;- Vida simples;- Limpeza;- Coração contente;- Solidariedade;- Leitura inspiradora;- Meditação e auto-aperfeiçoamento

3. O despertar da consciência espiritual:

O pocesso de aprendizagem se enraíza na convicção de que o Universo é um todo integrado, dentro do qual se concebem as coisas. Isto fomenta um profundo sentimento de conecção consigo mesmo,e com os demais.Criando uma mudança de postura de vida mecânica e materialista para a totalidade e interdependência.
A apreciação espiritual significa um compromisso de cuidar toda a criação e de estimulr o desejo inato de saber "quem sou e qual é meu destino".

4. Enfoque integrador da aprendizagem

Em lugar de dividir o conhecimento em disciplinas acadêmicas separadas, a educação Neo-humanista estimula a multidisciplinariedade. Educação significa muito mais do que acumulação de dados, é a experiência viva do mundo como uma totalidade dinâmica e interrelacionada.

5. Cultivo da estética em todas as disciplinas:

Na educação Neo-humanista a apreciação e a experiência estética se difundem em todos os aspectos da aprendizagem. O currículo inclui a exploração organizada para desenvolver a imaginação criativa. A sutil expressão de beleza na música, arte, literatura e outros eleva a vida humana e nutre uma consciência maior.

6. Valorização da cultura própria e a de outros lugares:

O Neo-humanismo reconhece a importância da cultura na formação da cidadania de uma pessoa .Enfatiza o ensino da língua e as tradições locais, mas também reconhece a beleza e a importância de todas as culturas. As crianças aprendem a valorizar as semelhanças e diversidades culturais.

7. Uma nova consciência do meio ambiente:

A educação ambiental desenvolve as habilidades e valores necessários para a administração responsável dos recuros do nosso planeta. Desta forma ajuda as crianças a desenvolverem uma íntima e viva relação com a rede viva que os rodeia.

8. O educador como exemplo

O papel do educador é de suma importância. Já que o ensino pelo exemplo é primordial, os professores devem personificar as qualidades mais nobres da humanidade. "O professor deve possuir qualidades tais como: força de caráter, retidão, espírito de serviço social, uma personalidade inspiradora, desinteresse e habilidades de liderança". (P.R.Sarkar)

9. O espírito de serviço

A educação Neo-humanista não considera a educação como passaporte ao prestígio, ao previlégio, mas como uma responsabilidade de servir aos demais. A arte, ciência e o conhecimento estão dedicados ao serviço e ao bem estar de todos.

10. Expansão da consciência e sentido de justiça:

A educação Neo-humanista estimula a participação ativa nas mudanças sociais positivas. Os estudantes necessitam desenvolver uma consciência social e um sentido de justiça, para dessa forma discernir as estratégias de manipulação e os sentimentos discriminatórios que causam sofrimento a todos os seres.

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