Teoria das inteligências Múltiplas e Yoga na Educação


Sabia que a nossa metodologia do Yoga nas Escolas tem como fundações a Teoria das Inteligências Múltiplas? 
Não sabe o que é?


A teoria das inteligências múltiplas foi desenvolvida pelo psicólogo norte-americano Howard Gardner. Depois de muitos anos de pesquisas com a inteligência humana, o psicólogo concluiu que o cérebro do homem possui 8 tipos de inteligência. A mostrar

Gardner ainda afirma que estas inteligências apresentam-se de duas formas. Algumas pessoas já nascem com determinadas inteligências, ou seja, a genética contribui. Porém, as experiências vividas também contribuem para o desenvolvimento de determinadas inteligências.

Os estímulos e o ambiente social são importantes no desenvolvimento de determinadas inteligências. As aulas de Yoga Baby e Yoga Kids são preparadas e estruturadas de maneira a poderem estimular todas as inteligências das crianças, desta forma tornam-se num estímulo completo para todo o seu desenvolvimento. No entanto este desenvolvimento terá sempre de ser feito respeitando o desenvolvimento e características de cada uma delas.

As 8 inteligências desenvolvidas por Howard Gardner que desenvolvemos nas nossas aulas de Yoga:

Lógica – voltada para conclusões baseadas em dados numéricos e na razão. As crianças com esta inteligência possuem facilidade em explicar as coisas utilizando-se de fórmulas e números. Costumam fazer contas de cabeça rapidamente. Nas aulas de yoga trabalham-se as contagens e memória.

Linguística – capacidade elevada de utilizar a língua para comunicação e expressão. As crianças com esta inteligência desenvolvida são óptimos oradores e comunicadores, além de possuírem grande capacidade de aprender idiomas. Contar histórias de forma a envolver a criança, jogos de palavras, debates em grupo com ideias favoráveis e contrárias é uma das formas de desenvolvermos esta inteligência nas nossas aulas.

Corporal – grande capacidade de utilizar o corpo para se expressar ou em actividades artísticas e desportivas. Um campeão de ginástica olímpica ou um dançarino famoso, com certeza, possuem esta inteligência bem desenvolvida.
Alguns hábitos exagerados na infância e na adolescência como televisão, jogos electrónicos podem levar a um fraco desenvolvimento desta inteligência por afastar a criança de todas as práticas desportivas. É necessário unir a mente ao corpo com actividades principalmente na escola onde passam tanto tempo sentados. As aulas de Yoga ajudam na dinamização desta inteligência com a prática de asanas.

Naturalista – voltada para a análise e compreensão dos fenómenos da natureza (físicos, climáticos, astronómicos, químicos). Esta inteligência manifesta-se acentuadamente dos dois ou três anos de idade através do encantamento com animais e a natureza, podendo-se acentuar em idades posteriores e conservando-se intensa e activa pela vida inteira. Histórias de animais e jogos sobre a natureza, são alguns dos exemplos que utilizamos nas nossas aulas para o desenvolvimento desta inteligência.

Intrapessoal – é a habilidade para ter acesso aos próprios sentimentos, sonhos e ideias. É o reconhecimento de habilidades, necessidades, desejos e inteligências próprias; a capacidade para formular uma imagem precisa de si próprio e a habilidade para usar essa imagem para funcionar de forma efectiva.

Interpessoal – facilidade em estabelecer relacionamentos com outras pessoas. Indivíduos com esta inteligência conseguem facilmente identificar a personalidade das outras pessoas. Costumam ser óptimos líderes e atuam com facilidade em trabalhos em equipa. Nas nossas aulas existe um grande desenvolvimento da área social e do trabalho em grupo.

Espacial – É quando tem a capacidade mental de formar imagens e operá-las. A imagem pode ser visual ou táctil. A imagem tátil é construída geralmente por um cego ao tactear objectos. Também a percepção com relativa exactidão do mundo no plano viso espacial e realizar transformações. Compreensão do espaço e à orientação integral dos limites físicos do espaço e, provavelmente, do tempo.
A inteligência Espacial inicia-se no bebé, acentuando dos dois aos cinco anos de idade, chegando ao pico dos nove aos dez anos, continuando extremamente vigoroso até a velhice. Algumas actividades propostas aos alunos nas nossas aulas de Yoga passam por jogos espaciais. 

Musical – Associa-se a capacidade de perceber, discriminar, transformar e expressar formas musicais ou dos sons de um modo geral. Inclui sensibilidade ao ritmo, tom ou melodia, e timbre de uma peça musical.
É a inteligência que mais se desenvolve precocemente no indivíduo e por isso deve ser estimulada em todos os níveis escolares nas disciplinas curriculares e extra-curriculares. Nas aulas de Yoga, estimulamos os alunos a fazer uma prática cantada ou com som sons específicos ao tema da aula.

Acreditamos que a educação através dos estímulos das inteligências múltiplas exercem um papel fundamental, para o desenvolvimento salutar e harmonioso da criança. A nossa sociedade corre atrás do desenvolvimento da inteligência lógica, como se fosse a única que pudesse dar um brilhante futuro às nossas crianças, mas o que é certo é que só teremos crianças felizes e brilhantes se forem equilibradas no desenvolvimento das suas inteligências. 




O trabalho do Yoga nas Escolas é feito por várias professoras e em muitas escolas ao longo de todo o país. Nunca é tarde para experimentar a nossa metodologia numa turma da sua escola. Vai ver que o Yoga nas escolas é muito mais do que uma aula com "OMMMMMMMM"

Comece este novo ano com aulas de Yoga Kids na sua escola.

Para mais informações contactar escola@sunshineyoga.pt 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela sua partilha