Yoga para Necessidades especiais

A Escola Sunshine Yoga Baby & Kids dedica-se inteiramente à prática de yoga com bebés e crianças visando o seu desenvolvimento integral e holístico tendo como missão ajudar a gerar um novo mundo. É uma partilha de amor, compreensão, respeito e muita diversão. 


Porque acreditamos que todos temos direito às nossas diferenças, às nossas necessidades, aos nossos ritmos, a escola tem um programa terapêutico de Yoga para Crianças com Necessidades Especiais trabalhando a consciência corporal, a respiração, posturas físicas, meditação, musicoterapia e relaxamento, com a compreensão das condições patológicas e limites de cada criança.



Através do yoga os pais aprendem novas formas de desenvolver a atenção, a memória, a motricidade fina e grossa, e até mesmo a área da fala na sua criança. Ao mesmo tempo, o trabalho com a respiração vai promover um maior fornecimento de oxigénio às células cerebrais que vão fortalecer e revitalizar o sistema nervoso somático e autónomo.

O yoga trabalha a criança de dentro para fora, favorecendo o melhor que cada um tem no seu ritmo individual.

Além, destes aspetos, a filosofia de não violência e de respeito à diversidade que o Yoga nos apresenta, têm tido um impacto muito grande nas crianças e famílias, aumentando o vínculo familiar e a esperança na recuperação das suas crianças.
O yoga é um complemento à fisioterapia pois trabalha não só os músculos mas também a mente e a respiração.

​PARA QUEM?
Yoga para crianças com Encefalopatia Crónica da Infância (anteriormente designada como paralisia cerebral), síndrome de Down, autismo e transtornos do espectro autista, disfunção do processamento sensorial e crianças com atraso no desenvolvimento.

COMO É UMA AULA TERAPEUTICA DE YOGA PARA CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS?
A aula é ritmada, divertida e as posturas tradicionais do yoga são adaptadas para cada criança, sendo cada uma respeitada na sua condição de desenvolvimento. Toda a aula é feita com muito Amor, Ternura e diversão para que seja uma atividade prazeirosa ao mesmo tempo que terapêutica.
Componentes das aulas de yoga: posturas, canções, ritmos, rimas, historias, terapia do som, massagens e reflexologia. Todas as aulas proporcionam uma estimulação controlada para os 5 sentidos.

As aulas poderão ser privadas ou em grupo, sendo que os pais praticam com os seus filhos (orientados pela professora) tornando-se desta forma também eles os terapeutas das suas crianças. São utilizados vários acessórios numa aula de yoga, como cobertores, rolos, cintos elásticos, cadeiras de apoio lombar, brinquedos, elementos visuais etc.



Benefícios param crianças com Encefalopatia Crónica da Infância (paralisia cerebral):
A prática de Yoga, seguido de relaxamento, pode ajudar a criança. Quando se mantem uma postura, os músculos e tendões sofrem um alongamento, aliviando o stress e a tensão geral de toda a musculatura e das articulações adjacentes. Apesar de serem posturas que vão relaxar o corpo vão também melhorar o tónus muscular.
A prática de yoga vai ajudar significativamente no alongamento e realinhamento da coluna vertebral através de exercícios de flexão e torção da coluna. Estes exercícios vão ajudar a criar mais espaço entre as vértebras e reduzir a pressão sobre os discos e nervos da coluna vertebral. Reduzir a pressão sobre os nervos raquidianos facilita a libertação da tensão muscular em todo o corpo e melhora a função global do nervo. Como resultado, a criança é capaz de desenvolver uma maior amplitude de movimento e coordenação, bem como uma maior independência. No relaxamento a massagem e a reflexologia vão proporcionar momentos de prazer, para além de ajudar no equilíbrio geral de todo o organismo.
Benefícios param crianças com Autismo e transtorno do espectro autista:
A prática de yoga pode ajudar as crianças com Autismo e transtorno do espectro autista desenvolvendo as suas capacidades motoras, tonificando os músculos, melhorando o equilíbrio e a estabilidade, e desenvolvendo a consciência corporal e a coordenação.
Ao tomar consciência do seu corpo e da sua respiração, a criança vai aprendendo a controlar as suas emoções. O trabalho de movimento, respiração, musica, rimas e histórias vai ativar a região emocional do cérebro, incentivando a criança a desenvolver a consciência das suas emoções e das emoções dos outros, assim como a sua atenção na aula. A comunicação e linguagem serão trabalhadas através das músicas, rimas e historias acompanhados com elementos visuais dos mesmos
As aulas de yoga irão proporcionar um ritmo semanal ordenado e consistente para transmitir uma sensação de confiança e estabilidade. Este elemento de ordem é muito importante. A aula terá uma rotina de início e fim e os exercícios serão trabalhados repetidamente, dando mais tarde a escolha à criança dos exercícios a serem feitos através de elementos visuais dos mesmos.
O ambiente calmo, relaxado e controlado da aula de yoga pode ajudar a criança com um sistema nervoso altamente sensível e facilmente estimulados por ruídos altos, cheiros, luzes intensas, etc. Este ambiente faz com que a criança tenha uma integração sensorial e facilmente se entregue aos exercícios de uma maneira calma e relaxada, por ter um ambiente controlado. No relaxamento a massagem e a reflexologia vão facilitar o receber e dar afeto físico
Benefícios param crianças com síndrome de Down:
Numa aula de yoga as crianças com síndrome de Dawn podem beneficiar de uma melhoria na qualidade de vida. As posturas ajudam a alongar, fortalecer e tonificar o corpo. Os órgãos internos são revitalizados proporcionando um alívio no aparelho digestivo. A glândula tiroide vai ser estimulada e equilibrada. Muitas das posturas irão ajudar a fortalecer os pés, tornozelos e joelhos, tão importantes para o tónus muscular destas crianças. A terapia do som através das taças, canções e outros instrumentos meditativos vão ser muito benéficos para estas crianças, pois as vibrações sonoras irão acalmar a criança e proporcionar um equilíbrio interno profundo.
Em conjunto com os exercícios de respiração o yoga tem uma acção benéfica no sistema nervoso central, na regulação hormonal, no alívio da hipertensão pulmonar, na congestão nasal e no sistema imunológico protegendo contra problemas pulmonares. No relaxamento estas crianças aprendem a acalmar-se, a reduzir a tensão e a melhorar a concentração.
Para mais info: anjaliteam@gmail.com ou 968075211